Veja essas 9 Estratégia de SEO para vencer a concorrência. Nada desperta tanto medo no coração de um empresário como a frase “ Otimização de Mecanismos de Pesquisa ” ou estratégia de SEO.
Mas, na maioria das vezes, isso ocorre porque muitos proprietários de empresas não estão familiarizados com o que é uma estratégia de SEO ou como desenvolver um plano adequado.
O que é um plano de estratégia de SEO?
É uma diretriz de como sua empresa irá otimizar seu conteúdo online – tanto o conteúdo antigo quanto o novo. É a chave de como as empresas podem atrair tráfego orgânico qualificado para seu site e aumentar as conversões.
Sim, é um processo complicado com muitas partes interconectadas, então entendemos a confusão.
Mas, como especialista de SEO, também tenho algumas soluções que funcionaram pra mim.
As estratégias de SEO podem parecer um conceito completamente estranho.
É fácil cair na armadilha de ignorar suas estratégias de SEO e focar inteiramente em campanhas de marketing de nível superficial, como SEM (Links Patrocinados como Google Ads), mídia social e etc.
No entanto, uma estratégia de SEO abrangente e acionável pode muitas vezes fazer ou quebrar o sucesso de seu negócio online presença.
Como você pode ter certeza de que seu público-alvo conseguirá encontrar sua empresa na pesquisa do Google quando necessário?
Qual é a melhor maneira de se destacar entre todos os seus concorrentes on-line para pesquisas orgânicas?
Como você pode melhorar sua estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa?
A resposta a essas perguntas é simples: certifique-se de que sua estratégia de SEO contenha esses 9 elementos. E você deverá ver um aumento de novos clientes em nenhum momento!
9 elementos essenciais para melhorar sua estratégia de SEO
1. Realize uma auditoria de SEO
Primeiro, você precisa saber onde está. É difícil medir a melhoria nas classificações de SEO quando você não tem ideia de onde estava começando!
Auditar seu site é um elemento importante no estabelecimento de suas estratégias de SEO, pois ajuda a estabelecer uma compreensão básica e identificar facilmente onde há espaço para melhorias.
Uma auditoria pode dizer muito sobre sua classificação de SEO.
Isso pode ajudá-lo a entender:
- Se o design do seu site, especialmente a sua página inicial, é amigável, fácil de navegar e confiável
- Se houver algum problema que esteja fazendo com que seu site carregue lentamente
Você também deve verificar:
- Que seus links – links externos e internos estejam funcionando corretamente e enviando os usuários para o site de destino correto
- Seu desempenho nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para as frases-chave escolhidas. Use o SERPROBOT.
- Se o conteúdo do seu site for otimizado para garantir melhores taxas de conversão.
Considere uma auditoria de site como um boletim informativo sobre sua estratégia de SEO.
Mostrando o que você está fazendo bem e em quais áreas pode melhorar.
Usando este roteiro, você pode criar facilmente estratégias de SEO que irão preparar seu negócio para o sucesso.
Se preferir tenha seu relatório de análise de site gratuita hoje. Leva apenas alguns minutos.
2. Escolha as palavras-chave certas
Palavras-chave parecem complicadas, mas não precisam ser! Eles são simplesmente as palavras e frases que os clientes (e clientes em potencial) usam para pesquisar um serviço ou produto online.
Ao trabalhar essas palavras-chave nas estratégias de SEO e no conteúdo do site , você torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa encontrarem seu site.
Em seguida, eles entregam as informações da sua empresa ao pesquisador – de preferência na página um dos resultados da pesquisa!
Tudo começa com uma pesquisa de palavras-chave.
Existem inúmeras ferramentas de SEO ou ferramentas de palavras-chave que você pode utilizar para ajudá-lo a escolher as melhores palavras-chave para o seu site.
Estas são algumas das melhores ferramentas de palavras-chave que existem:
- Ferramenta de visão geral de palavras-chave SEMrush
- Ahrefs Keyword Explorer
- Moz Keyword Explorer
- Google Keyword Planner
E ao escolher palavras-chave para suas estratégias de SEO, elas devem ser escolhidas com base em:
-
- Relevância
- Volume de procura ou pesquisa
- Concorrência
É importante escolher e usar palavras-chave que seus clientes em potencial realmente estejam procurando. Você deseja segmentar palavras com menor competição.
Desta forma, você poderá alcançar uma posição superior no ranking de forma mais rápida e fácil.
Para conseguir isso, você deve incluir uma combinação de palavras-chave de pesquisa local, palavras-chave de cauda longa e palavras-chaves de cauda curta.
Palavras-chave locais são usadas para ajudar os clientes a encontrar você localmente, escolhendo frases-alvo como “perto de mim” ou incluir seus locais em sua estratégia de palavras-chave.
Palavras-chave de cauda longa são frases de pesquisa de 3 a 5 palavras. Essas palavras-chave são geralmente utilizadas como textos âncora para seus links internos.
Embora palavras-chave de cauda curta sejam palavras-chave menos específicas, geralmente apenas uma palavra.
Essas palavras-chave de cauda curta geralmente têm uma taxa de pesquisa mais alta, mas também uma taxa muito mais alta de competição.
Você também deve considerar o uso de palavras-chave otimizadas para consultas de pesquisa por voz.
Estudos têm mostrado que há um aumento contínuo no número de buscadores que preferem o uso do auxiliar de voz ao invés da digitação usual.
E como a maneira como as pessoas digitam e falam difere, as palavras-chave usadas para pesquisas por voz também variam.
Por exemplo, embora alguém possa digitar “pizzaria barata” ao pesquisar, isso provavelmente mudará para “quais são as pizzarias baratas perto de mim?” ao usar assistentes de voz.
Viu a diferença?
As pesquisas por voz geralmente são compostas de palavras-chave de cauda longa em formato de pergunta usando linguagem natural.
Além disso, sempre certifique-se de que o título da página, a meta descrição e as meta tags incluam a palavra-chave em foco para aquela página específica.
3. Crie um ótimo conteúdo
Grandes estratégias de SEO são construídas sobre a base de um ótimo conteúdo e SEO totalmente otimizado na página .
O conteúdo do site, como blogs , deve conter as palavras-chave que seus clientes podem estar procurando.
Mas também é importante que o novo conteúdo agregue valor ao:
- Educar os visitantes do site sobre um assunto
- Fornecendo respostas a uma pergunta que eles podem estar fazendo
- Fornecendo soluções para um problema que eles podem estar enfrentando
- Fornecendo mais informações sobre um serviço, produto ou evento
A criação de conteúdo ou blog de alta qualidade é excelente para melhorar sua estratégia de SEO.
Foi um exemplo de um case de sucesso de uma desentupidora em florianópolis que em pouco tempo conseguiu ótimas posições com apenas 2 conteúdos.
E também é uma ferramenta poderosa quando seu conteúdo de SEO é interessante e facilmente compartilhável em redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e muito mais.
Como blogueiro ou profissional de marketing, torne seu conteúdo envolvente e cativante e seu público fará o resto!
4. Torne-o compatível com dispositivos móveis
Quer você goste ou não, os smartphones estão aqui para ficar! A estimativa é que até 2025 o número de pessoas com esse tipo de serviço aumente em 710 milhões, chegando a 5,8 bilhões. Segundo a Agência Brasil
Então, seu site está otimizado para celular? Se não, provavelmente é porque você não achou necessário. Pense de novo.
Leve em consideração o fato de que mais da metade de todo o tráfego de pesquisa global é atribuído a dispositivos móveis. Parece tolice negligenciar a capacidade de resposta móvel do seu site agora, não é?
O Google fez alterações em seu algoritmo para priorizar os resultados de pesquisa compatíveis com dispositivos móveis.
Para criar uma estratégia de SEO que leve isso em consideração, seu site deve ter os seguintes fatores técnicos de classificação de SEO:
- Tempos de resposta móveis rápidos
- Texto formatado para se ajustar a telas menores
- Imagens que não diminuem a capacidade de resposta do seu site
Se o seu site tiver acomodações extras e fornecer uma ótima experiência do usuário, ele será considerado compatível com dispositivos móveis pelo Google.
Assim, classificando seu site acima de todos os outros que não aderem ao celular.
5. Construir backlinks
Um backlink é um link clicável que reside em um site e aponta para outro site.
Quando uma fonte confiável (de acordo com os algoritmos do Google) vincula ao seu site, isso aumenta sua autoridade e pode ter efeitos impressionantes em sua classificação SERP .
Por exemplo, enviar uma postagem de convidado em um site oficial que permite um backlink para o seu site é bom.
Da mesma forma, quando você adiciona links em seu site e em seu conteúdo que apontam para fontes externas confiáveis e relevantes para seu conteúdo, sua estratégia de SEO também se beneficia.
Parte de sua estratégia de SEO deve incluir uma estratégia sólida de construção de links.
Isso significa entrar em contato com sites autorizados e trabalhar juntos para criar backlinks mutuamente benéficos .
Isso ajudará a melhorar suas classificações no mecanismo de pesquisa e direcionar o tráfego de entrada para seu site e negócios.
Você também deve realizar um rastreamento de site regularmente para garantir que seu site esteja completamente livre de links quebrados que podem prejudicar sua classificação e reputação de SEO.
6. Obtenha seu certificado SSL
Não há dúvida sobre isso – os clientes estão mais preocupados do que nunca com a segurança cibernética.
Parece que todos os dias há uma nova manchete exclamando que outro negócio foi hackeado e todos os seus dados foram comprometidos.
Não é de admirar que os clientes hesite tanto em visitar um site que não parece seguro. O Google e seus concorrentes perceberam.
Portanto, eles estão penalizando as classificações SERP de sites que não realizam as etapas necessárias para garantir a proteção de seus clientes.
Para proprietários de empresas, isso significa que um certificado SSL (secure sockets layer) é uma etapa imperdível em qualquer estratégia de SEO.
É uma etapa especialmente importante para qualquer empresa (como sites de comércio eletrônico) que coleta dados confidenciais online, como senhas e informações de cartão de crédito.
Benefícios do SSL:
- Aumenta a confiabilidade do seu site
- Sinaliza para mecanismos de pesquisa e clientes que seu site é legítimo
- Dá a você e a seus clientes tranquilidade sabendo que as informações não cairão facilmente nas mãos de alguém que não deveria ter acesso a elas
7. Use Marcações de Esquema
Uma das maneiras mais poderosas de otimizar seu site para mecanismos de pesquisa é por meio de marcações de esquema!
Uma marcação de esquema é essencialmente um código instalado em seu site que permite que os mecanismos de pesquisa encontrem e forneçam as informações mais importantes aos clientes por meio dos resultados da pesquisa.
Ele informa ao mecanismo de pesquisa quais informações são mais importantes para os clientes saberem rapidamente e, em seguida, essas informações são exibidas diretamente no resultado da pesquisa.
A julgar pela captura de tela acima e se você já pesquisou on-line por um produto, você sabe que as escolhas podem ser esmagadoras!
Não é útil quando você consegue ver as informações essenciais que deseja diretamente no SERP? Sem ter que clicar em uma dúzia de páginas da web diferentes para encontrar o que você estava procurando!
Imagine a vantagem competitiva que você terá sobre a concorrência se seus clientes souberem, desde o momento em que veem o nome da sua empresa, que você tem exatamente o que precisam!
8. URLs amigáveis para SEO
Seu URL pode parecer um fator simples e insignificante em sua estratégia de SEO. Mas há muitas informações armazenadas em uma quantidade tão pequena de caracteres.
Uma URL muito longa, contém toneladas de letras e números aleatórios ou parece suspeito de alguma forma não afetará apenas sua classificação SERP.
Mas também pode desencorajar clientes em potencial de visitar seu site.
Em primeiro lugar, sua URL deve ser fácil de ler. Além disso, deve dar ao leitor uma ideia do conteúdo que pode encontrar na página.
Deixe de fora os caracteres estranhos e longas sequências de números que não servem a nenhum propósito para o leitor.
Também é uma ótima prática de SEO incorporar suas palavras-chave alvo em seus URLs, sempre que fizer sentido.
No entanto, menos é mais – não tente colocar cada palavra-chave em um URL. URLs de spam são tão ruins quanto os sem sentido.
Quando se trata de formatação, mantenha o URL curto e agradável. Usando 50-60 caracteres no comprimento ideal para transmitir informações suficientes sem sobrecarregar o leitor.
E para facilitar a leitura, hífens são melhores do que sublinhados para separar palavras.
9. Acompanhe o seu progresso
Não adianta perder tempo trabalhando em sua estratégia de SEO se você também não estiver monitorando seu progresso! Mesmo os melhores planos podem sair dos trilhos se você parar de prestar atenção.
Existem inúmeras ferramentas para ajudá-lo a monitorar o sucesso de seus esforços de SEO, como o Google Analytics e o Google Search Console. Esse tipo de ferramenta permite que você:
- Acompanhe a melhoria da classificação do seu mecanismo de pesquisa para várias palavras-chave
- Veja aumentos e diminuições no tráfego da web
- Verifique como sua presença na web se compara à concorrência
- Mostre quais tipos de conteúdo têm melhor desempenho para que você possa continuar a desenvolver essa estratégia de conteúdo
Análises detalhadas como essas são essenciais para ajudá-lo a continuar melhorando sua estratégia de SEO. E para ajudá-lo a identificar e resolver problemas, bem como minimizar erros dispendiosos, mais cedo ou mais tarde.
A estratégia de SEO é um cenário em constante mudança, com novas técnicas e ferramentas sendo criadas o tempo todo.
Em vez de pensar em SEO como uma tarefa única para marcar sua lista de tarefas pendentes.
Pense nisso como uma parte regular de seus esforços gerais de marketing.
Todo o seu trabalho árduo será recompensado se você estiver disposto a despender o tempo e a energia necessários.
Uma boa estratégia de SEO é mais do que apenas palavras-chave! Todos esses elementos são uma parte importante de uma estratégia abrangente.
Optar por ignorar um ou mais pode ser um grande obstáculo para todos os seus outros esforços.
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