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10 Dicas para aumentar as vendas no início do ano de 2023

Muitos empreendedores, com o fim de 2022, começam a preocupar-se com o que devem fazer para aumentar as vendas no início do ano.

Muitos empreendedores, com o fim de 2022, começam a preocupar-se com o que devem fazer para aumentar as vendas no início do ano.

Como bem sabemos, os primeiros meses do ano, em especial janeiro, acaba sendo muito “pesado” para os consumidores, que precisam lidar com vários gastos extras.

Estas despesas podem ser matrículas escolares e compras de materiais para seus filhos levarem para a escola, o que toma uma parte do orçamento, mas também o pagamento de impostos como é o caso do IPTU.

Fora isso, muitos consumidores acabaram gastando demais no fim do ano, com o Natal, principalmente, e estão querendo “colocar o pé no freio” no mês seguinte.

Por conta disso, para aumentar as vendas no início do ano. Costumam ser sempre um desafio para qualquer empreendedor, tenha ele um negócio físico ou virtual.

Assim, é fundamental que eles aprendam sobre estratégias que podem ajudar a aumentar essas vendas para começar o ano do seu empreendimento com bons números.

Aqui neste conteúdo completo, vamos mostrar as mais variadas dicas de como você pode fazer para aumentar as vendas no início do ano de 2023 de uma maneira eficaz.

Não deixe de ler este texto até o fim de quer saber como “bombar” o seu negócio no ano que está começando!

 

 

1- Faça campanhas promocionais

A primeira dica para que você consiga realizar mais vendas no início do ano é fazer campanhas promocionais.

Não há como negar, essa é uma estratégia antiga no mercado e que permanece até hoje porque traz bons resultados.

É muito comum ver a maior parte das lojas, dos mais variados segmentos, realizando campanhas promocionais logo nos dias que abrem o novo ano.

Aqui no Brasil, isso existe há muito mais tempo que outras campanhas já tradicionais no mercado, como a Black Friday.

Uma opção que muitas empresas escolhem para vender mais nesta época do ano, em que as vendas costumam ser mais fracas, é realizar uma queima de estoques.

Essa é uma opção que costuma trazer resultados positivos tanto para empresas que vendem direto para clientes, a varejo, como também para quem vende para outras empresas (B2).

Além disso, uma campanha de brinde por compra ou por indicação de outros clientes é uma ótima forma de você conseguir aumentar as vendas neste período (ou em qualquer outro no qual precise dar um “up” no faturamento”).

 

 

2- Tenha uma forma personalizada para comunicar-se com seus clientes

Esta é mais uma dica que não pode faltar em sua estratégia para aumentar as vendas no início do ano em 2023.

A maneira como a sua empresa comunica-se com o seu público faz uma enorme diferença nos resultados que você conseguirá obter em termos de conversões e vendas.

Quando você personaliza a maneira de comunicação, então consegue converter vários leads que, no passo, não optaram pela sua empresa.

A dica é que você tenha um foco maior, ao fazer essa comunicação, nas demandas do potencial cliente que a sua empresa ainda não atendeu.

Ao renovar o seu contato com um antigo lead, é possível reativar o relacionamento para que dessa vez você consiga a conversão e efetuar a sua venda.

Esta estratégia tem muito mais chances de gerar resultados positivos e é bem menos custosa do que iniciar todo o contato com um novo lead do zero.

Muitas vezes você vai perceber que a estratégia de comunicação atual não está sendo eficiente com todo o seu público e saber modificá-la é a diferença entre obter melhores resultados em vendas nesta época do ano.

Procure entender o que pode gerar mais confiança, atrair a atenção do seu lead e conseguir convertê-lo para vender mais e melhor.

 

 

3- Faça uso de call to actions que sejam criativos

Se tem um elemento que não pode faltar em nenhuma estratégia de marketing, sem dúvida, é o call to action.

Utilizar a CTA faz uma enorme diferença para que você consiga converter, no final da sua estratégia, aquele lead, evitando que ele deixe sua página ou seu site sem realizar a ação desejada.

Usar de call to actions atrativas é uma das maneiras pelas quais você pode tornar a sua empresa competitiva, ao interagir de uma maneira mais assertiva junto ao seu cliente.

Além disso, utilizar qualquer chamada de ação também não faz uma grande diferença nos resultados alcançados, pois a maior parte do seu público estará exposta a esse tipo de chamada em diferentes canais.

É o caso daquelas que pedem para alguém curtir, compartilhar ou seguir no Instagram, Facebook e YouTube, por exemplo.

Fora o fato de que já não atraem mais os usuários, esse tipo de CTA “padrão” acaba sendo mal vista pelos algoritmos, o que gera uma relevância menor em seu conteúdo.

Algumas dicas de como você pode criar chamadas de ação de qualidade e que vão verdadeiramente ajudar na conversão de mais leads são:

 

  • Faça uma CTA que ajude a criar um senso de urgência no usuário, para que o seu lead “reaja” rapidamente

 

  • Faça uso dos elementos visuais para atrair a atenção e garantir que mais leads irão realizar a ação desejada, como utilizar emojis ou ainda botões personalizados

 

  • Deixe a ação que você deseja do seu lead bem fácil de realizar, como colocar o link para que ele baixe um conteúdo ou entre em contato com a sua empresa

 

 

4- Investir no marketing de conteúdo é fundamental

Se você realmente quer saber como fazer para aumentar as vendas no início do ano, então não pode deixar de fora o investimento em marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como finalidade a produção e o compartilhamento de conteúdos nas mídias sociais, de modo a atrair, converter e fidelizar clientes.

Por meio desta estratégia, você conseguirá ter um grande poder na internet, dentro dos mais diversos canais, para comunicar-se melhor com seu público e ainda fortalecer bem a imagem da sua empresa.

Através da criação de bons conteúdos, que realmente sejam de interesse do seu público e que os ajude a solucionar suas dores e necessidades, você consegue criar uma maior conexão junto a ele.

Portanto, o uso do marketing de conteúdo serve para que você possa realizar a nutrição dos seus leads e fazê-los avançar dentro do funil de vendas.

Caso você não tenha uma equipe especializada no marketing de conteúdo, uma opção é terceirizar este tipo de estratégia.

Para isso, você pode contratar profissionais freelancers ou ainda agências de marketing digital que irão criar conteúdos personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa.

 

 

5- Faça uso das técnicas de copywriting

A próxima dica que trouxemos para que você possa aumentar as suas vendas no início odo ano é fazer uso das técnicas de copywriting.

O copywriting é uma das principais técnicas para quem quer aumentar as conversões, em especial para quem tem um negócio online.

A partir desta técnica, você vai criar um texto que tenha como objetivo a persuasão do usuário, de modo que ele tome aquela decisão que você deseja.

Portanto, é uma maneira de você conseguir fazer com que seus leads caminhem ao longo do funil até chegarem no momento de realizar a compra.

Tenha sempre em mente que o copywriting, ao contrário do que alguns poucos entendem erroneamente, não significa manipular seu cliente, contando mentiras ou meias verdades.

Seu objetivo deve ser persuadi-lo, por meio de técnicas específicas, para que aquele potencial cliente tome a decisão que você deseja em sua CTA, ao realizar a ação que é indicada.

Há várias formas de criar uma copy que seja realmente uma “máquina de vendas ou de conversões”, para isso é necessário utilizar gatilhos mentais e seguir alguns passos que não podem faltar na criança do texto.

Uma boa copy para gerar mais conversões deve ter:

 

  • Relevância e ser atrativo ao seu público, por isso que ele precisa ser personalizado e adaptado ao seu lead, de modo que realmente seja relevante e o convença a tomar a decisão que você espera

 

  • Deve chamar a atenção do seu público e para isso você deve utilizar estratégias como os 4U’s ou a A.I.D.A., que realmente vão atrair seu público e aumentar as conversões

 

  • Usar de gatilhos mentais, que são técnicas persuasivas extremamente eficientes para que você possa convencer o leitor, de diferentes modos, a tomar aquela decisão sem pestanejar. Os gatilhos de urgência e de escassez são dois dos principais para uma boa copy

 

duas mulheres sorrindo

6- Prove ao seu lead que os clientes confiam na sua empresa

A prova social é um tipo de gatilho mental muito eficaz para quem quer aumentar as conversões.

Isso porque as pessoas, inconscientemente, tendem a realizar compras em locais nos quais elas leem boas avaliações.

Se todo mundo começa a falar bem de uma determinada marca e a elogiar um produto, então há um aumento da demanda por aquele item e a empresa tende a crescer.

A mesma coisa vale para avaliações negativas, que afastam clientes e vendas.

Portanto, você deve fazer uso da prova social para que possa atrair e convencer mais pessoas de que vale a pena comprar em seu negócio, seja ele virtual ou físico.

A primeira coisa a fazer é coletar os depoimentos e as avaliações positivas dos seus clientes, que podem ter sido feitas no Google ou mesmo nos canais de comunicação, como Whatsapp e Messenger.

A partir daí, você deve colocar esses depoimentos no seu site ou mesmo fazer publicações, como os stories, divulgando essas avaliações positivas.

Esta é uma forma excepcional de você conseguir aumentar bastante a credibilidade do seu negócio e de vencer mais fácil as objeções que seus clientes tenham.

Se muitas pessoas elogiam o seu negócio e mostram que o produto e/ou serviço oferecido é uma ótima solução, pode ter certeza de que os resultados de conversões vão melhorar muito.

Uma dica para que você possa obter mais essas avaliações e depoimentos dos clientes é através da aplicação de questionários no pós-venda.

Dessa forma, os clientes vão ter um maior espaço também para falar sobre como foi a experiência com sua empresa e com a solução que ele adquiriu, e depois a divulgação disso vai ser muito positivo para você.

 

 

7- Aprimorar o atendimento ao cliente é primordial

Bom, dificilmente você conseguirá realizar vendas se não tiver um atendimento ao cliente que seja de qualidade em seu negócio.

Muitas empresas focam muito em oferecer bons produtos ou serviços, ou mesmo em criar as melhores estratégias de marketing e investem em anúncios pagos, porém não focam no atendimento.

Os clientes que sofrem com uma má experiência no atendimento de uma empresa nunca esquecem e, pior ainda, falam muito disso por aí, gerando avaliações e comentários negativos sobre a empresa.

Desse modo, você deve focar em promover um bom e eficaz atendimento ao cliente sempre que ele precisar.

Para isso, é fundamental realizar treinamentos com a equipe de comercial e vendas, para que eles possam atender os clientes e leads da melhor forma.

Uma outra dica é sempre utilizar os chatbots para que você tenha, 24 horas por dia, uma maneira de comunicar-se com o cliente e já tirar algumas dúvidas por meio desse tipo de atendimento.

Quando você soluciona problemas ou tira dúvidas dos seus clientes rapidamente, isso gera uma experiência positiva e traz bons retornos ao seu negócio perante seu público.

 

 

8- ofereça ao seu cliente várias formas de pagamento

Muitos empreendedores acabam deixando de realizar vendas por conta da falta de opções de pagamentos disponíveis aos clientes e potenciais clientes.

Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais empoderados e exigentes, e um dos pontos centrais para que eles realizem suas compras é que possam fazer isso pagando da forma que achar melhor.

Caso você tenha restrições quanto a isso, ao não receber em boleto, via cartão ou mesmo PIX (isso ainda acontece), as chances de perder vendas são enormes.

Portanto, para ter a certeza de que você vai aumentar as vendas e até mesmo conquistar clientes dos seus concorrentes, é preciso oferecer variados meios de pagamento.

Permita que o cliente pague como preferir:

 

  • Via cartão de crédito ou de débito
  • Por PIX
  • Via transferência bancária
  • Por boleto

 

 

9- Use as redes sociais a seu favor para vender mais

Hoje em dia, na era das redes sociais, essas ferramentas são imprescindíveis para quem quer aumentar as vendas no início do ano.

Você deve fazer uso dessas plataformas da melhor forma para que possa atrair a atenção do seu público e convencê-lo a realizar compras, de modo a otimizar os resultados nesses primeiros meses mais difíceis para o mercado.

As pessoas passam cada dia mais tempo conectadas nas redes sociais e consumindo conteúdos no feed e nos stories, então não há dúvidas de que publicar nestas plataformas faz muita diferença.

O importante para aumentar as vendas no início do ano usando as redes sociais é criar uma estratégia de publicações para cada canal.

Você deve focar naquelas plataformas nas quais seu público-alvo está mais presente e, além disso, usar os formatos de conteúdos certos para cada rede social.

Por exemplo, não adianta querer usar texto para uma rede social como o Instagram da mesma forma que você faria no Twitter, por exemplo.

Os conteúdos em imagens devem ter como foco o Instagram, apesar de cada vez mais essa rede social investir em vídeos.

Observe quais são as tendências dentro do seu nicho de comunicação para que possa criar conteúdos que sejam interessantes ao seu público e que tragam um apelo que aumente as conversões e vendas do seu negócio.

 

 

10- Invista nos anúncios pagos

A última dica é realmente de ouro para você que deseja saber como fazer para aumentar as vendas no início do ano.

O investimento em anúncios pagos é uma estratégia que tem um excelente retorno, independente do seu negócio ser virtual ou físico, e de qual seja o segmento no qual ele está inserido.

Hoje, investir em anúncios é uma maneira muito eficaz de conseguir dar destaque ao seu empreendimento na internet, saindo à frente da concorrência para atrair mais clientes.

O melhor de tudo é que você pode usar essas estratégias nas redes sociais, como criando anúncios pagos no Instagram e no Facebook, mas também no Google.

Ao investir no Google Ads, você cria anúncios altamente personalizados que vão aparecer no topo da 1ª página de resultados do Google.

O resultado disso é um número bem maior de pessoas conhecendo e clicando no seu site, o que aumentará as visitas ao seu negócio e vai potencializar as suas vendas no início de 2023.

 

 

Conclusão

Como visto aqui, vender no início do ano costuma ser um desafio para muitos empreendedores, mas há estratégias que podem ajudar a potencializar os resultados de uma maneira confiável e eficiente.

Neste conteúdo, você aprendeu várias dessas estratégias que quando colocadas em prática vão potencializar seus resultados e as vendas feitas pelo seu negócio neste começo de ano.

O que achou deste texto sobre 10 dicas para aumentar as vendas no início do ano de 2023?

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