Solicite agora mesmo uma análise grátis

Facebook cancela 39 milhões de posts de clientes da mLabs

O Facebook apagou nesta sexta-feira dia 11 de junho, as postagens de cerca de 330 mil empresas que faziam suas publicações na plataforma via um aplicativo chamado MLAbs e que tem como sócio a fintech Stone.

Facebook cancela posts da MLabs. Esta notícia pegou muita gente de suspresa agora nesta última sexta-feira dia 11 de junho, cancelando certa de mais de 39 milhões de postagens em sua rede social.

Inclusive profissionais que trabalham com Gestão de Tráfego Pago que tinham agendamentos marcados e agora terão que rever os conceitos.

Mais de 330 mil empresas usavam o app e faziam suas publicações na plataforma via MLAbs, que tem como sócio a fintech Stone.

Conforme consta no blog da Veja, a empresa não foi comunicada previamente pelo Facebook.

A MLabs diz que não recebeu nenhum aviso prévio e que foi pega de surpresa com a notificação de que os posts foram apagados por violarem regras da rede social.

O Facebook acusa justamente a empresa por violarem as regras.

Para que serve MLabs?

O MLabs é um app ou programa que faz agendamento de postagens de forma automática aumentando a produtividade através de agendamentos pontuais, em sua maioria são anúncios de ofertas diretas.

E é exatamente isto que causou o grande alvoroço pois milhões de empresas dependem dessas postagens e terem resultados.

Ainda segundo a publicação, o Facebook cancelou as postagens agendadas e ainda apagou as postagens antigas, deixando as empresas praticamente sem histórico em seus perfis. Com a medida, o Facebook pode acabar com o negócio da MLabs. As postagens do Instagram via MLabs não foram afetadas.

Além das postagens perdidas, o Facebook desativou também as páginas oficiais da MLabs em sua plataforma e no Instagram.

Após contato da MLabs, o Facebook informou o motivo da suspensão: a violação dos termos de uso da plataforma ao pedir login para realizar o agendamento de posts no Instagram Stories.

O fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso, afirmou que o próprio usuário concede a permissão para que esses dados sejam utilizados. Kiso lembrou ainda que o Facebook havia comunicado em janeiro que entendia a importância do agendamento de posts para empresas, e que iria liberar APIs para realizar esse procedimento via apps de terceiros facilmente.

O programa possui na sua carteira mais clientes 47 mil agentes de comunicação e foca num público de micro e pequenas empresas.

Não é a primeira vez

Não é a primeira vez que o Facebook cancela posts da mlabs.

Em 2019, a mLabs passou por situação bem parecida. Todos os posts dos clientes foram cancelados e, depois de dois dias, foram restabelecidos pelo próprio Facebook.

O Facebook alegou na época que falhou ao penalizar a empresa.

Em nota, o Facebook disse o seguinte: “A mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários, o que são violações dos termos de uso do Facebook e do Instagram. Suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços e enviamos uma notificação extrajudicial a eles sobre o ocorrido”.​

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Categoria:

Posts Relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp