O WhatsApp inovou a forma de comunicação entre pequenas empresas e clientes.
Existe até o WhatsApp Business que possui mais funcionalidades direcionadas para pequenas empresas manterem contato mais fácil com clientes, parceiros e fornecedores.
O WhatsApp é tão popular que existem até aplicativos clones. O mais famoso é o WhatsApp GB.
No entanto, o uso desse aplicativo não é recomendado, já que ele pode trazer riscos para sua segurança e privacidade.
Mesmo com o WhatsApp pessoal, muitos pequenos empreendedores utilizam o aplicativo para se comunicar com os clientes, sem optar pela opção do WhatsApp Business.
Alguns até postam novidades sobre seus estabelecimentos nos status.
Por isso, o WhatsApp se tornou uma poderosa ferramenta de vendas.
Ela é muito mais eficiente que o telefone ou um e-mail, já que é possível enviar além de mensagens, vídeos, fotos e documentos.
Com essa inovação, ficou mais fácil prospectar clientes, fechar vendas e ter mais eficácia no pós-venda. Por isso, aprenda quais são as melhores abordagens de vendas pelo WhatsApp.
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Quais são as melhores abordagens de venda pelo WhatsApp?
1 – Escolha a utilização do WhatsApp Web
Não importa se você está utilizando seu aplicativo pessoal ou o WhatsApp Business. O WhatsApp Web é uma forma de espelhar o aplicativo em uma aba de navegador no computador ou notebook.
Dessa forma, você vai otimizar o tempo da abordagem de venda.
Em geral, os clientes não gostam de esperar muito por uma resposta.
Por isso o WhatsApp Web oferece a praticidade de ficar de olho apenas na tela do computador e escrever com um teclado.
2 – Tenha autorização do cliente
Hoje em dia, abordar um cliente sem a permissão dele é considerado invasivo.
Por isso, é muito importante ter a autorização da pessoa ao abordá-la para uma venda.
Por isso, ofereça o seu próprio WhatsApp para os clientes entrarem em contato.
Essa já é uma permissão efetiva para você efetuar uma abordagem de venda.
Ou peça o WhatsApp de uma pessoa e informe que vai mandar um novo catálogo de produtos ou informações sobre promoções.
Dessa maneira, sua abordagem não será invasiva.
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3 – Escreva bem a mensagem
Para escrever as melhores abordagens de vendas pelo WhatsApp, há algumas dicas que você pode seguir para ser bem sucedido. Tome os seguintes cuidados:
- Seja agradável na mensagem;
- Envie frases curtas em vez de um texto longo;
- Utilize emojis sem exagero;
- Não se despeça antes do retorno;
- Não mande áudios.
4 – Faça listas de transmissão
Montar uma lista de transmissão está disponível tanto para o WhatsApp pessoal quanto para a versão Business.
É uma lista com contatos selecionados por você. Caso você envie uma mensagem para a lista de transmissão, ela vai automaticamente para todos os contatos agrupados na lista.
Você pode colocar até 256 contatos em uma lista de transmissão.
Por exemplo: se você faz marketing de afiliados, é muito importante você ter uma lista de transmissão.
É possível criar alguns grupos distintos como clientes em potencial e clientes já fidelizados. Dessa forma, cada lista de transmissão receberá uma abordagem de vendas personalizada.
Assim, você não corre o risco de errar no tipo de abordagem. Por fim, você já sabe quais são as melhores abordagens de venda pelo WhatsApp.